NUCLEO DE EXTENSÃO

Maria da Conceição Mendes Pacífico Silva

             A extensão universitária deve ser entendida como um processo de aprendizagem, que contribui para a formação pessoal, capacitação profissional e transformação social. Associa a teoria e a prática, possibilitando a construção do conhecimento de forma coletiva aliando o ensino e à pesquisa, objetivando a formação cidadã e uma qualificação profissional do educando.
         O Núcleo de extensão  da FAMEP tem como objetivo promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. A Extensão é regulamentada na FAMEP no Capítulo IV do Regimento Geral da FAMEP, as atividades serão executadas pelos coordenadores de curso segundo o que determina o Parágrafo Único do Art. 66 do Capítulo IV do Regimento Interno da FAMEP.
  As atividades de extensão estão inseridas no PDI da FAMEP estão configuradas nas modalidades de:

  1. Programa - É um conjunto de vários projetos e/ou outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), que se articulam integrando as ações de extensão, pes­quisa e ensino apresentando clareza de diretrizes e orien­tação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo;
  2. Projeto - É uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico, metodologia definida e prazo determinado podendo ou não estar vinculado a um programa;
  3. Curso - Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, delineada e organizada de maneira sistemática, com carga horária mínima de 8 horas, com critérios de avaliação definidos, podendo ou não estar vinculado a um projeto;
  4. Eventos - Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma ideia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (MARTIN, 2008).
  5. Prestação de serviços - Realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou con­tratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem.
  6. Publicações e outros produtos acadêmicos – Caracterizam-se como a produção de publicações e produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Embora não sejam consideradas como ações de extensão - na realidade, o processo de sua produção é parte da implementação da ação de extensão, gerando-as como resultado - as publicações e outros produtos acadêmicos de extensão devem ser registradas e relatadas. Uma das dificuldades de identi­ficação da origem em ações de extensão é que elas são, geralmente, incluídas como produção científica, nos sistemas de registro em uso nas universidades e agências.

 Outras atividades poderão acontecer em parceria com outras instituições

 

Bem-Vindos à faculdade FAMEP

O sonho de uma Faculdade nasceu do anseio de um casal de professores em criar uma Instituição de ensino superior que pudesse agregar valores capazes de despertar para o progresso do estado do Piauí. Para tanto, criaram a empresa Sociedade de Ensino Superior do Médio Parnaíba – SESMEP, com o nome de fantasia: Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP.

Saber Mais



Fale conosco

Contate-nos