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COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A avaliação institucional qualifica-se como construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas , científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da IES e suas vinculações com a sociedade .
A avaliação é um processo que busca melhorar a qualidade, aumentar a quantidade da prestação do serviço educacional, elevando a sua eficácia institucional, a conscientização dos agentes e a efetividade acadêmica e social.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO –CPA

A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES, cria, em cada instituição de Educação Superior (IES) , uma Comissão Própria de avaliação, também identificada pela sigla CPA.
A CPA é um órgão da IES com as atribuições de planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. Compete-lhe ainda acompanhar e avaliar os planos de melhorias institucionais e de cursos e a execução dos protocolos de saneamento de deficiências identificadas nas avaliações do MEC.


PRINCIPAIS OBJETIVOS

• Produzir conhecimentos;
• Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
• Identificar as causas de problemas e deficiências;
• Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
• Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
• Prestar contas à sociedade;
• Efetivar a vinculação da instituição com a comunidade;
• Melhorar a qualidade da educação superior;
• Proporcionar a expansão de sua oferta;
• Aumentar a eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

DIMENSÕES AVALIADAS PELA CPA DA FAMEP( ORIENTAÇÕES DA LEI DE SINAES Nº 10.861/2004.

A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão institucional, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As 10 dimensões avaliadas, que foram reagrupadas em cinco eixos são:

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional:
Dimensão 8 . Planejamento e avaliação.

EIXO 2: Desenvolvimento Institucional:
Dimensão 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Dimensão 2. Responsabilidade social.

EIXO 3: Políticas Acadêmicas:
Dimensão 2. Política para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Dimensão 4. Comunicação com a Sociedade.
Dimensão 9. Políticas de atendimento a estudantes.

EIXO 4: Políticas de Gestão:
Dimensão 5. Política de pessoal.
Dimensão 6. Organização e Gestão.
Dimensão 10. Sustentabilidade Financeira.

EIXO 5: Infraestrutura Física:
Dimensão 7. Infraestrutura física, recursos de informação e comunicação.

MEMBROS DA COMISSÃO DA CPA

EUSIMAR VIEIRA DA SILVA
Coordenadora da CPA

EMANOELY DOS SANTOS NUNES
Representante do corpo docente

DHERSSYCA VANESSA RODRIGUES LEITE
Representante do corpo docente

ERISVALDO ARAÚJO DOS SANTOS
Representante do corpo Técnico Administrativo

MARIA DE LOURDES DA SILVA VANDERLEY AMANCIO
Representante do corpo discente

YONESKO BRASIL MARQUES DE CARVALHO
Representante da sociedade civil

MARIA DAS MERCÊS SOARES ARAÚJO OLIVEIRA
Representante da Mantenedora

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Relatório 2015

Bem-Vindos à faculdade FAMEP

O sonho de uma Faculdade nasceu do anseio de um casal de professores em criar uma Instituição de ensino superior que pudesse agregar valores capazes de despertar para o progresso do estado do Piauí. Para tanto, criaram a empresa Sociedade de Ensino Superior do Médio Parnaíba – SESMEP, com o nome de fantasia: Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP.

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