SERVIÇO SOCIAL

Bacharelado em Serviço Social

Por que estudar SERVIÇO SOCIAL na FAMEP faz toda diferença?

O curso de Serviço Social tem por objetivo principal formar o assistente social para a intervenção crítica junto à questão social e seus desdobramentos na sociedade brasileira e piauiense. Nesse sentido, o Currículo de Serviço Social da FAMEP indica como perfil do profissional a ser formado, aquele:
– “Dotado de formação intelectual e cultural generalística crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho” (ABEPSS. Lei de Diretrizes Gerais, 1996);
– Que tenha clara compreensão da estrutura e conjuntura sócio-econômica e política a nível local, regional e nacional;
– “Que seja comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social” (Op. Cit.);
– Com consistente base teórico-metodológica que possibilite posicionamento crítico sobre a inserção do Serviço Social nos processos históricos das realidades sociais concretas.
Por essas características, é um curso que exige disposição para a leitura, capacidade crítico-reflexiva do aluno, facilidade de expressão e de trabalho com públicos.
O curso e seus DIFERENCIAIS

– Apoio para fortalecer o desempenho acadêmico, através do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico e do Núcleo de Nivelamento.
– Oferta de Programas Sociais para alunos de baixa renda, através dos seguintes benefícios: bolsa desconto para familiares; convênios com empresas, sindicatos e associações;
– Aprendizado interativo de técnicas contábeis mediante estudos de caso, grupos de estudos, aulas-passeio enfatizando a prática contábil, dinâmicas de grupo e outros.
– Apoio ao desenvolvimento pessoal e à gestão de carreira, através de minicursos, palestras, jornadas, simpósios etc;
– Biblioteca coma cervo atualizado para atender às necessidades do curso;
– Parceria com grandes instituições para prática profissional em campo;
– Matriz curricular inovadora, que atende às exigências do perfil profissional a ser absorvido pela sociedade e mercado de trabalho.

Áreas de ATUAÇÃO
O assistente social é, por definição, um profissional liberal. Enquanto assalariado, possui vasto campo de atuação, o que o permite trabalhar em indústrias, escolas, empresas diversas, universidades, hospitais, institutos, tribunais, organizações não governamentais, associações da sociedade civil, sindicatos, entre outros. Outro aspecto positivo é que dentre as profissões da área de humanas, a de Serviço Social é uma das que é constantemente requerida nos concursos municipais, estaduais e federais, às vezes com grande número de vagas. E ainda, devido ao novo processo de gestão municipal, nos últimos anos cresceu o interesse de Prefeituras que necessitam do trabalho do assistente social.

Coordenação

Denise Figueiredo

E-mail: servicosocial@famep.com.br

Lattes:

Autorização

Autorizado pela portaria: ...

Conceito MEC

Não Avaliado

Turno

Manhã/Tarde/Noite

Corpo docente

Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores

Fale conosco

Deixe sua mensagem, ela será enviada diretamente aos nossos coordenadores.