FISIOTERAPIA

Bacharelado em Fisioterapia

Por que estudar FISIOTERAPIA na FAMEP faz toda diferença?

   No sentido amplo da palavra, a Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na cura.
O profissional estuda, diagnostica, previne e trata de todo e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, seja ela de órgãos ou sistemas. Ele será capacitado para avaliar, prescrever e diagnosticar pacientes que possuam lesões ou disfunções, como também se utilizar de ações preventivas. O fisioterapeuta pode ser autônomo ou atuar em consultórios, asilos, clínicas e centros de reabilitação, escolas, clubes, hospitais, unidades de saúde e empresas, sejam elas no setor privado ou público.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país de 160 milhões de habitantes é necessário um quadro de 160 mil profissionais. No entanto, aqui no Brasil, temos em torno de 40 mil profissionais registrados, sendo sua maioria concentrada na região sul do país. Hoje a carreira de fisioterapeuta é concorrida, principalmente no campo esportivo.

Mas ela vai muito, além disso. O profissional pode atuar na recuperação de pessoas acidentadas, portadoras de distúrbios neurológicos, respiratórios e até cardíacos. Com a grande preocupação das empresas em relação a seus funcionários quanto à postura no ambiente do trabalho, o fisioterapeuta também se tornou um profissional da área de saúde preventiva, atuando em programas de reeducação postural com o intuito de prevenir, e, em alguns casos, até tratar de problemas musculares ou de coluna durante o expediente, proporcionando mais conforto e assim um melhor desempenho durante a execução do mesmo. O setor público é um campo com menos oportunidades, pois os concursos são raramente abertos. Fazendo dessa forma com que muitos profissionais optem por trabalhar de forma independente, realizando atendimentos domiciliares. E os pacientes são os mais diversos possíveis. O fisioterapeuta atende desde crianças até gestantes. Inclusive idosos com quadro de derrame e pessoas portadoras de deficiências física e mental.

       Na Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP, o aluno pode vivenciar a prática da profissão desde o primeiro ano do curso na clinica Escola e na comunidade, por meio de aulas práticas, como também  realizar pesquisas e projetos. Em nossa grade contamos com 100% da equipe de professores qualificados em formação stricto sensu, ou seja, todos são Mestres ou Doutores na área, além de possuírem uma larga experiência no mercado de trabalho, permitindo aos alunos uma relação real entre a teoria e a prática. O curso de Fisioterapia da FAMEP conta com uma carga horária de 4.340 horas distribuídos em 10 semestres letivos com tempo de integralização mínima de 10 semestres (05 anos) e tempo de integralização máxima de 16 semestres (08 anos).

Coordenação

Alexon

E-mail: fisioterapia@famep.com.br

Lattes:

Autorização

Autorizado pela portaria Nº 994 de 19/09/2017

Carga Horária

4.100H

Turno

Tarde/Noite

Corpo docente

Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores

Fale conosco

Deixe sua mensagem, ela será enviada diretamente aos nossos coordenadores.