EDUCAÇÃO FÍSICA

Licenciatura em Educação Física

Por que estudar EDUCAÇÃO FÍSICA na FAMEP faz toda diferença?

A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta, da dança, nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão relacionada às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. Neste contexto a Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP oferece estas possibilidades através de uma matriz curricular moderna, versátil e enriquecedora que aborda de forma diferenciadas as disciplinas, tais como: libras, ética, educação física e saúde na escola, educação física e meio ambiente, gestão escolar, Antropologia cultural com foco interdisciplinar inovador além das possibilidades de interação desses conceitos que permitam uma plena intervenção profissional no campo escolar e não escolar.

O curso e seus DIFERENCIAIS.

A partir da regulamentação da profissão, pela Lei Nº 9696/98, de 1º de setembro de 1998, a Educação Física ganhou destaque e encontra-se em grande evolução. O trabalho nessa área fundamenta-se nas concepções de corpo e movimento, objetivando a promoção de estilos de vida saudáveis. O profissional licenciado em Educação Física pela FAMEP terá uma formação que o habilitará a exercer atividades tomando-se por base conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural. Esse profissional deverá estar apto para organizar, planejar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito escolar. O curso capacitará seus profissionais a atuarem na docência em Educação Física na área de Educação, Esporte e Saúde. A FAMEP, conta com um corpo docente qualificado, que possibilitará o pleno desenvolvimento acadêmico de seus estudantes

Área de atuação


A modalidade Licenciatura forma professores (as) para atuação na Educação Básica, a qual, conforme a Lei 9394/96 (Item V, Cap. I – Art. 21) compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A atuação do Licenciado, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução de 07 de Maio de 2004 – art. 4º – §. 2º), tem como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação. Sendo responsável pelo planejamento, execução e avaliação da prática da Educação Física como componente curricular, junto ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, faz-se necessário uma formação abrangente que seja guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem e sua corporeidade; da cultura, principalmente, das atividades físicas, recreativas e esportivas; da sociedade e da natureza, além das possibilidades de interação desses conceitos que permitam uma plena intervenção profissional no campo escolar e não escolar.
A matriz curricular do curso de Educação Física da FAMEP, tem como Objetivos Desenvolver formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional e fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética do profissional da Educação Física; Analisar criticamente a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável e Formar professores qualificados para o exercício da docência nos Anos Iniciais, Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo como referência a legislação própria do CNE, bem como as orientações específicas para esta formação.

Coordenação

Alexon

E-mail: educacaofisica@famep.com.br

Lattes:

Autorização

Autorizado pela portaria Nº 1.331 de 15/12/2017

Conceito MEC

Não Avaliado

Carga Horária

3.300H

Turno

Manhã/Tarde/Noite

Corpo docente

Nosso corpo docente é formado por mestres e doutores

Fale conosco

Deixe sua mensagem, ela será enviada diretamente aos nossos coordenadores.